open core »

Ubuntu 8.04 is out!

heron

Não só já saiu como este post já está a ser escrito a partir dele :)

Devo para já dizer que esta nova versão está aparentemente mais sólida, com bastantes bugs resolvidos e adicionadas novas features principalmente no que diz respeito à segurança. Quem está à espera de algo novo, com diferenças visuais vai ficar desiludido (para isso têm o Vista). Nesta versão que é uma LTS (long term support) as mudanças são essencialmente funcionais, a única mudança visual é o wallpaper, bastante mais agradável diga-se de passagem.

E que mudanças são essas? Além dos já mencionados bugs corrigidos, encontrei até agora novidades no campo da segurança. Agora sempre que é necessário aceder a parâmetros de configuração do sistema, somos presenteados com um botão "unlock". Ou seja, podemos ver, mas só podemos alterar depois de clicado o botão e inserida a password. Uma feature interessante para uns, chata para outros, mas é claramente uma réplica do mecanismo utilizado em Mac OS X.

Outra feature interessante é a adição de uma opção "encrypt" no menu do botão direito. Sempre que selecionamos um ficheiro ou pasta temos acesso a essa opção, que sinceramente não experimentei como deve ser, mas aparenta cifrar o ficheiro ou pasta com assinaturas à mistura, isto tudo também dentro de uma nova feature que é um key manager.

Um detalhe que me deixou bastante satisfeito foi a inclusão do Firefox 3 beta 5, como browser default do sistema operativo. E como se isto não bastasse, já incluem o acesso a plugins e extensões para esta versão.

Ainda tenho bastante para explorar, mas até agora paraceu-me que esta nova versão do Ubuntu está bastante robusta, a instalação está cada vez mais fácil, com todo o hardware a ser detectado e configurado correctamente. E é isso mesmo que se quer, pois longe já vão os tempos onde era engraçado andar a compilar o kernel.