open core »

Now running Fedora 9

Fedora 9

Não, não mudei do Ubuntu para Fedora por causa da vulnerabilidade encontrada no pacote OpenSSL Debian :P Mudei sim porque me apeteceu mudar de "ares" e de usar algo mais perto do old school (Red Hat) sem ser uma distro que necessitasse de muito tempo livre, coisa que ultimamente não tenho (antes que comece a ser atacado por utilizadores de Gentoo e Slackware).

Por enquanto fico-me pelo Fedora 9, que me agradou bastante, tirando aquelas nonsenses de não ler mp3 por default e outros codecs afins utilizados vastamente por todos os seres humanos, menos pelos developers do Fedora. Mesmo sendo codecs proprietários, são essenciais à componente multimédia de qualquer desktop e por isso o acesso aos mesmos deveria ser facilitado, coisa que o Fedora não faz à excepção do codec mp3. Mas por mim isso é mínimo e facilmente resolvido.

Uma das principais diferenças que notei foi a rapidez do Fedora em relação ao Ubuntu. Tempos de boot e shutdown significativamente mais baixos. A outra diferença foi... a falta do apt. O yum é porreiro, mas o apt é O package manager. De resto, a nível gráfico é gnome... igual em todas as outras distros com gnome, com uma vantagem em relação ao Ubuntu: um theme default que não tem castanhos. Debaixo do capot é um sistema Red Hat, cuja organização sempre preferi relativamente a sistemas Debian.

Aqui ficam uns links que podem ser úteis a quem se quiser iniciar nesta distribuição de linux: - http://www.mjmwired.net/resources/mjm-fedora-f9.html - http://www.fedoraguide.info